Avanço EaD: por que todo mundo está estudando online?
Atendimento pelo WhatsApp
Olá, gostaria de saber mais informações sobre os cursos EAD.









Sabe o que falta no seu currículo? Um curso que faça a diferença!!!
Avanço EaD: por que todo mundo está estudando online?


Avanço EaD: por que todo mundo está estudando online?

O avanço EaD (Ensino a Distância) é percebido em todas as modalidades de ensino: desde os cursos profissionalizantes até as graduações. Não é para menos. O ensino online tem horários flexíveis, permite rever o conteúdo, é mais barato e tem a mesma validade de um curso presencial.

 

Isso porque estudar no computador, no tablet ou no smartphone é estar inserido no contexto atual em que vivemos. Hoje em dia as crianças com menos de dois anos de idade já utilizam os equipamentos eletrônicos e acessam a internet.

 

Justamente por isso as novas tecnologias são aliadas da educação. Afinal se a tecnologia está em tudo, por que não nos ajudar a crescer profissional e pessoalmente?

 

Para entender melhor o contexto do avanço EaD é importante lembrar que o próprio ritmo de vida é um convite às videoaulas.

 

Ritmo acelerado é um convite ao estudo em casa

 

Isso porque hoje muitos estudantes também são trabalhadores. Depois de uma jornada exaustiva de trabalho, muitos profissionais passam horas no trânsito, chegam em casa, descansam, ligam o computador e mergulham nos estudos.

 

Se esses mesmos trabalhadores precisassem sair do trabalho, correr para a escola e, somente no final da noite, se recolherem às suas casas, com certeza, teriam de alcançar uma dose extra de ânimo para enfrentar essa maratona.

 

EaD começou com cursos para professores

 

Para quem ainda não sabe, o ensino 100% online começou em meados de 1995 com plataformas educacionais para a atualização de professores. Com o tempo, novas áreas foram sendo introduzidas no EaD.

 

Embora muitas pessoas tenham criticado o ensino a distância, com o tempo foi se percebendo que o conteúdo é o mesmo. O preconceito se instalou, no início, devido ao receio de os cursos não terem a mesma qualidade dos cursos presenciais, que seguiam o método tradicional de professor, aluno e lousa.

 

Apesar do preconceito, o EaD foi regulamentado em 2005 pelo governo federal e, desde então, passou por critérios de verificação que garantiam a qualidade dos cursos. 

Avanço EaD foi acompanhado de critérios de qualidade

 

Nos cursos de graduação, por exemplo, que são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição deve ser credenciada e os cursos passam por avaliação constante.

 

Já nos cursos profissionalizantes, como os ofertados pelo Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), não é necessário passar pelo aval do MEC, pois os cursos já são autorizados por lei federal.

 

Nesse sentido não vem escrito no certificado que o curso foi realizado online ou presencialmente.

 

Então você já viu que estudar a distância nos insere no contexto da era da informação e também que o certificado do EaD tem o mesmo peso do certificado do curso presencial.

 

Flexibilidade e economia

 

Agora eu quero te falar sobre duas grandes vantagens de estudar a distância que possibilitaram o avanço EaD. A primeira é a flexibilidade de horário e a segunda é a economia.

 

Ao se matricular num curso a distância você estuda no horário que lhe for mais conveniente. Mesmo que existam aulas ao vivo, elas ficam gravadas e podem ser consultadas posteriormente.

 

Em se tratando da economia, os cursos online têm mensalidades até 65% mais baratas que as dos cursos presenciais, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). 

 

O curso online é mais barato porque não precisa de uma estrutura de salas, luz, água, aluguel e funcionários assumidos pelas escolas.

 

Em resumo, o avanço EaD se explica pelas transformações sociais que colocam as pessoas dentro do contexto digital, pela flexibilidade de horários e pela economia gerada nas mensalidades mais baratas.

 

Agora que você já sabe o quanto os cursos online estão se propagando rapidamente devido às suas vantagens, consulte a lista de cursos do IBQP no nosso site.



Data: 01/07/2019




Compartilhar: