Indústria 4.0: como será a fábrica do futuro?
Atendimento pelo WhatsApp
Olá, gostaria de saber mais informações sobre os cursos EAD.









Sabe o que falta no seu currículo? Um curso que faça a diferença!!!
Indústria 4.0: como será a fábrica do futuro?


Indústria 4.0: como será a fábrica do futuro?

Imagine uma indústria onde as máquinas são reguladas por robôs para não pararem a produção. Imagine equipamentos que possam antecipar futuras falhas e emitirem alertas prévios aos operadores. Não precisa mais imaginar! Isso porque a alta tecnologia já chegou à indústria 4.0. Entretanto essa realidade ainda está um pouco distante do Brasil, mas é bom estar preparado!

 

Para quem acha que as máquinas ainda vão substituir totalmente a mão de obra humana, é interessante lembrar que por trás das engenhocas existem operadores e que estes precisam ser flexíveis às mudanças tecnológicas.

 

Mas se você já trabalha na indústria, na parte operacional, é importante ficar atualizado das discussões sobre a indústria do futuro, bem como de que modo você poderá se adaptar à nova realidade.

 

Portanto para saber mais sobre a indústria 4.0 acompanhe a leitura desse artigo até o final.

 

Como chegamos até aqui?

 

A indústria 4.0 ou a indústria da inteligência artificial é considerada a quarta revolução industrial da nossa história.

 

Só para refrescar a memória, confira os primeiros grandes ciclos:

 

1º Vapor, por volta de 1700;

2º Eletricidade, em meados de 1800;

3º Computação, por volta de 1900;

4º Inteligência Artificial, nos dias atuais.

 

Dessa forma, os fornos a vapor e a descoberta da eletricidade aceleraram o processo produtivo no passado distante. A computação, no século 20, preparou caminho para a atual fase.

 

A indústria do futuro (que já é presente em alguns países e regiões) usa conceitos modernos da alta tecnologia, como conectividade, Internet das Coisas, Big Data, Machine Learning e muito mais.

 

A indústria 4.0 no Brasil

 

Basta pesquisar pelo tema que surgem análises e comentários sobre o quão distante o Brasil ainda está da indústria 4.0. Porém, algumas iniciativas já foram praticadas.

 

Mas apesar disso o país ainda ocupa o 64º lugar no Índice Global de Inovação. Com iniciativas incipientes, ainda não é possível medir os resultados da inteligência artificial aplicada no setor produtivo.

 

Dessa forma, segundo pesquisa da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), apenas 2% das indústrias nacionais estão inseridas no conceito de indústria 4.0.

 

Entretanto, conforme a mesma instituição, dentro de 10 anos, 15% das indústrias brasileiras terão práticas de inteligência artificial. 

 

Indústria do futuro movimentará trilhões

 

Na prática, a indústria 4.0 gera mais riquezas, pois ela prevê e elimina o risco de perdas, além de aumentar a capacidade produtiva. A previsão da ABDI é que a inteligência artificial movimente 15 trilhões de dólares nos próximos 15 anos no mundo.

 

Além disso, a implantação de novo conceito do funcionamento industrial permitirá a abertura de novas profissões. Nesse sentido estima-se que cerca de 30 novas profissões sejam criadas dentro dessa nova sistemática.  

 

Com a conectividade das máquinas, os trabalhadores em geral precisam passar por uma reciclagem. Se você está iniciando sua carreira na indústria, saiba que nas próximas décadas essa transformação será inevitável, conforme já foi verificado nas revoluções anteriores.

 

Em resumo, a indústria 4.0 é considerada a quarta revolução industrial e, embora esteja em seu estágio inicial no Brasil, é uma transformação que irá ocorrer para acompanhar a evolução tecnológica.

 

O Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP) vem acompanhando todas as tendências da indústria moderna, oferecendo certificação por competência e ensino 100% online para facilitar a vida dos alunos.

 

Se você deseja conhecer mais sobre este e outros temas ligados à indústria, curta nossa página no Facebook.



Data: 24/07/2019




Compartilhar: