O curso livre EaD é reconhecido pelo MEC?
Atendimento pelo WhatsApp
Olá, gostaria de saber mais informações sobre os cursos EAD.









Sabe o que falta no seu currículo? Um curso que faça a diferença!!!
O curso livre EaD é reconhecido pelo MEC?


O curso livre EaD é reconhecido pelo MEC?

Você já deve ter ouvido essa expressão muitas vezes: curso livre! Mas afinal, o que é isso? É um curso de menor duração voltado para uma área específica. É o caso dos cursos de inglês, por exemplo. Mas, se a sua dúvida consiste em saber se o curso livre é reconhecido pelo MEC, acompanhe a leitura deste artigo até o final.

 

Assim, como o próprio nome diz, o curso livre não é subordinado ao Ministério da Educação (MEC). Portanto, ele não necessita da autorização do órgão federal para ser oferecido.

 

Mas a ausência da regulamentação no MEC não quer dizer que o curso livre seja ilegal. Afinal de contas, só para seguir o exemplo dos cursos de inglês, por exemplo, se a oferta fosse ilegal não haveria uma escola de inglês em cada esquina, não é verdade?

 

Entretanto, trazendo a modalidade para a realidade do Instituto Brasileiro de Qualificação Profissional (IBQP), o curso livre é o carro-chefe da grade de cursos oferecidos visando promover a qualificação dos nossos alunos. Só para citar alguns exemplos, os cursos livres são os de eletricista, mecânica básica, adestramento de animais, auxiliar administrativo, informática básica etc.

 

Nesse sentido, a equipe do IBQP preparou um podcast sobre o tema, que também pode ser visto em vídeo, como você pode ver logo abaixo nesta página.

 

O presidente do IBQP, Iran Moura, esclarece, portanto, que o curso livre tem embasamento legal na Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

 

Além disso, o certificado de um curso livre iniciado e concluído via Ensino a Distância (EaD) tem exatamente o mesmo significado de um curso presencial. Pois não é permitido fazer nenhuma diferenciação no documento que possa prejudicar ou beneficiar algum aluno no mercado de trabalho.

 

E então, ficou curioso para assistir ao vídeo? Então, clique no link abaixo. Além disso, aproveite e mande para nós nos comentários o que achou deste tema e se tem alguma dúvida. Sua pergunta pode virar tema do nosso próximo podcast.



Data: 09/08/2019




Compartilhar: